Durante o ano de 2025, percebemos a instalação de diversas placas nas ruas, dando-nos conta da mudança dos nomes em logradouros aqui no Recreio dos Bandeirantes.
O fato que me chamou a atenção e aguçou minha curiosidade foi o nome dado a Rua Ew que passou a denominar-se Rua Gilberto Ramos. Daí, fui pesquisar quem é esse personagem agraciado com seu honroso nome em uma das nossas ruas.
Para minha surpresa, encontrei diversas pessoas que usam o nome Gilberto Ramos e, lembrei que somente pessoas falecidas podem ter seus nomes em uma rua ou qualquer outros logradouros públicos
Assim, conclui que o Sr. Gilberto Ramos que é o homenageado com seu nome na Rua Ew, não é o mineiro, dono de uma funerária que faleceu em Barretos/SP; nem o influente jornalista norte americano, Jorge Gilberto Ramos Abalos (que está vivo); nem o ex-Secretário de Fazenda de Itabira/MG. (também vivo); e nem o, também vivo, advogado professor de direito internacional da Publico da PUC.
O ilustre homenageado é o economista GILBERTO CARUSO RAMOS, um carioca que foi Sub Prefeito do Rio de Janeiro na gestão Cesar Maia, falecido em 9 de março de 2023, cujo curriculum resumido é o seguinte:
1. Gilberto Caruso Ramos trabalhou no início de sua carreira com Roberto Campos, de quem absorveu o ideário liberal.
2. Desde cedo um empreendedor, construiu, em 1965, uma granja de frangos de corte no Recreio dos Bandeirantes, lugar ainda inóspito, numa área de propriedade do pai, Hugo Ramos Filho (Senador da República). Na capa do Plano Piloto para a Urbanização da Baixada de Jacarepaguá, no meio de uma enorme área vazia, vê-se ao fundo o volume da granja, única construção existente na região. Gilberto ia diariamente ao local e com sua presença conseguiu preservar a área, muitas vezes invadida por posseiros.
3. Liberal convicto, ajudou a criar a Cooperativa de Jacarepaguá, vindo a conhecer, à época, o Deputado Álvaro Vale, que o convenceu a se filiar ao Partido Liberal.
4. Passou a dar palestras noturnas gratuitas por todo o estado do RJ sobre Economia e os princípios liberais, atividade que se somava ao emprego como diretor de uma grande empresa e a posição de Síndico Geral do Condomínio Novo Leblon.
5. Em 1992, foi apontado candidato à prefeitura do Rio, mas por questões partidária Gilberto foi convidado por Cesar Maia a ser seu vice-prefeito e acumulou a vice-prefeitura com a Secretaria de Administração, tendo doado em cartório o salário de vice-prefeito para a APAE-RIO, que presidiu por dois anos.
Como em tantas outras ruas de desta Cidade, não sei se por equívoco ou interesse politico, erros em leis e decretos municipais que nomeiam logradouros públicos, vem, se repetindo há tempos. Isso já confirmei na Câmara Municipal.
Pasmem! Já constatei em um bairro da zona oeste que tem cinco ruas e uma praça, mas apenas uma das ruas teve seu nome aprovado por lei municipal, embora todas elas ostentam placas com nomes de pessoas estranhas à Comunidade, inobstante constarem do cadastro imobiliário da Cidade.
No caso da Rua Ew, entendo que o nome deveria ser RUA GILBERTO CARUSO RAMOS uma vez que nas placas da Rua Gilberto Ramos, já constam os títulos de Economista e Vice Prefeito, sendo desnecessário incluir que ele era o maior criador de frangos de corte no Recreio dos Bandeirantes.
O que vocês acham?