sábado, 8 de outubro de 2011

O Fim das Coligações Partidárias e as Eleições Municipais de 2012.

Embora aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proposta de Emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais. A matéria será enviada para votação em Plenário, e dificilmente a proibição se aplicará às eleições municipais de 2012.

De acordo com o texto aprovado, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias para Presidente, Governadores, Prefeitos, e Senadores, aplicando-se apenas às eleições proporcionais para Deputados e Vereadores.

A PEC mantém determinação constitucional que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as coligações em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

Observem que se trata de aprovação de uma proposta de emenda visando alterar a Constituição que necessita de uma tramitação especial, e muitas discussões até sua aprovação final, mas o certo é que se trata de uma grande reforma no sistema político e atingirá em cheio os partidos políticos. Vamos aguardar.

2 comentários:

  1. Não será aprovada para 2012 pois os Partidos se organizaram para fazer coligações em Junho de 2012, ou seja, para as eleições de out/2012.

    O TSE com é mais organizado que o senado, Camaras em geral já está com o seu calendário de 2012 pronto há tempo e prevendo coligações proporcionais!!!

    Prince
    Presidente PSB Cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. Sergio Nunes/ PSB Itaperuna11/10/11 10:09 PM

    Muito bem lembrado Prince. Obrigado por sua oportuna contribuição. Fique à vontado para enviar outras colaborações.

    ResponderExcluir